Programa Comunitário de Capacitação em Estimulação Precoce e Acolhida Familiar no contexto da Síndrome Congênita do Zika Vírus

Este programa tem como objetivo promover as condições favoráveis ao melhor desenvolvimento das crianças acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus (ZIKV), por meio da estimulação precoce e do acolhimento e suporte às famílias, tendo como base os recursos materiais e humanos existentes nas próprias comunidades.

Serão realizados espaços de sensibilização e de instrumentalização de profissionais de saúde da Atenção Básica no município de Salvador, Bahia. Espera-se ampliar as possibilidades de cuidado e estimulação em domicílio e no território, adequados ao contexto cultural, emocional e singular da família, além de colaborar com o planejamento de ações no espaço da atenção básica, favorecendo a continuidade da estimulação precoce e sua proximidade com os cuidados de puericultura, bem promover o fortalecimento das redes sociais de apoio e inclusão comunitária.

Essa proposta está vinculada à investigação “Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao ZIKV sobre o desenvolvimento infantil: um estudo de coorte prospectiva em Salvador”, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. O mesmo conta com uma equipe multiprofissional e com a mentoria de acadêmicos nacionais e internacionais para o desenvolvimento da proposta no Brasil.

 

Informações para contato:

cuidadocomunitariozikv@gmail.com