Promovendo o ensino da Programação, da Robótica e da Eletrônica no coração da Amazônia Brasileira através de experimentos recicláveis

A mensagem primordial deste projeto é: queremos ajudar a mudar a realidade das crianças do Oeste do Pará, tanto da região urbana quanto da várzea, no que tange o acesso ao mundo da tecnologia, através de 3 portas: (i) programação de computadores usando conceitos e elementos da programação tangível; (ii) construção e programação de robôs usando material reciclado; e (iii) introdução aos conceitos básicos da eletrônica. Ajudando a mudar a realidade das crianças, queremos no final do percurso, ajudar a mudar a qualidade de vida desta região.

Por um lado, transformar a educação é um processo que pode durar uma vida inteira e depender do envolvimento de muitos atores  (e.g. ministérios, agências regulatórias, estados, secretarias, a sociedade). Por outro lado, nosso horizonte temporal é curto e pequenas iniciativas de impacto reduzido podem ser concebidas e executadas, produzindo resultados concretos e motivadores.

O moto deste projeto é pensar, conceber, criar, testar e validar os resultados de pequenos experimentos que carregam uma mensagem simples de transformação. Felizmente não estamos sós e existe um movimento mundial de experimentos (de dimensão e abrangência variadas), que caminha em busca do mesmo objetivo e, acima de tudo, partilha experiências que podem ser replicadas em qualquer lugar.

 

Informações para contato:
Celson.ufopa@gmail.com
cdbpinheiro@gmail.com
https://sites.google.com/site/metaeletronica/home