Photovoice no combate ao estigma às vítimas de violência sexual

Menção Honrosa

A violência sexual tem impacto profundo na saúde mental podendo causar transtornos mentais graves e crônicos como o Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Dados apontam para subnotificação dos casos de violência sexual. 
Nosso grupo de pesquisadores do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) coordena o estudo em andamento do projeto temático FAPESP (2014/12559-5) promovendo tratamento às vítimas de violência sexual. Observamos o recorrente tema do estigma sofrido pelas vítimas, porém faltam estudos que enderecem a análise do tema.
O photovoice (fotovoz) é um método de pesquisa participativa baseada na comunidade que objetiva promoção de saúde e facilita o desenvolvimento de discussões e narrativas pela representação fotográfica. O photovoice segue metodologia baseada em evidências e é amplamente usado mundialmente em pesquisas de saúde mental.
Propomos a investigação e aprofundamento do estigma sob a experiência de 10 vítimas de violência sexual, que terão realizado tratamento pelo projeto FAPESP. Utilizaremos a metodologia photovoice e análise qualitativa. O treinamento, supervisão e mentoria ocorrerão em parceria com a Columbia University.
Nosso objetivo é acessar e compreender o estigma sofrido pelas vítimas para direcionar medidas anti-estigma, propiciar adequado acesso ao tratamento e disseminar o combate a esse crime.

Site: http://provepsico.com.br
Facebook: Prove unifesp (@prove.unifesp