Back to All Events

PUB-Boston | Educação

  • CIC | Cambridge Innovation Center 1 Broadway Cambridge, MA, 02142 United States (map)

Confira a programação e Inscreva-se aqui: https://www.picatic.com/event14585703051625382

Transmissão ao vivo: https://plus.google.com/events/cbivhdi6vr21e0en7dbicnvqbto

Everton Costa

" Português e (na) comunidade: o que significa isso? - A experiência de um community-based course em Harvard. "

Everton Vargas da Costa é graduado em Letras Licenciatura (Português/ Inglês) e é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa sobre formação de professores e publicou em 2013 a dissertação “Práticas de formação de professores de Português Língua Adicional em um instituto cultural brasileiro no exterior”. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Português Língua Adicional, atuando principalmente em Português para Falantes de Outras Línguas, Avaliação em Língua Adicional e Formação de Professores de Português Língua Adicional, áreas sobre as quais também tem publicado nos últimos anos. Atualmente é Professor Leitor do Ministério de Relações Exteriores na Universidade de Harvard. Já atuou no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, onde desenvolveu práticas pedagógicas orientadas por projetos de aprendizagem. Também atuou como professor do Programa de Português Para Estrangeiros da UFRGS e no Instituto Brasileiro-Equatoriano de Cultura, no Equador. É membro da equipe de elaboração e correção do Exame Celpe-Bras, no Instituto Nacional de Pesquisas e Avaliações Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Carolina Campos

A palestra "Como a inovação educacional pode revolucionar a sala de aula" abordará estudo de caso realizado com escolas públicas de São Paulo que estão utilizando metodologias inovadoras para empoderar professores e obter melhores resultados no processo ensino-aprendizagem. O objetivo do debate, para além de apresentar os resultados alcançados até o momento, é o de induzir a reflexão sobre o papel do professor na formação do aluno.

Bio:

Carolina Campos é advogada com mestrado em Ciência Política. Atuou por 7 anos como docente do ensino superior em Brasília. Tornou-se gestora educacional e trabalhou com assuntos regulatórios em educação, atendendo às exigências do MEC e do INEP. Coordenou um Núcleo de Prática Jurídica com mais de 120 alunos, que prestou cerca de 80 atendimentos à comunidade local em apenas seis meses.Também foi coordenadora de um Núcleo de TCC, atendendo mais de 250 alunos de graduação. Na época, foi convidada para participar de um curso sobre Metodologia de Pesquisa pela Universidade de Leuven, na Bélgica. Carolina já coordenou mais de 25 projetos acadêmicos, em distintas universidades brasileiras, além de ter sido Coordenadora Adjunta de um Departamento de Direito com mais de 850 alunos de graduação e 80 professores.

Em Cambridge, trabalhou no MIT Brazil e foi jornalista do portal "Estudar Fora". Atualmente está finalizando um "Professional Certificate" em "Learning Design & Technology" pela Harvard Extension School, e é coordenadora de parcerias do Mapa Educação. Carolina também está à frente do Setor Educacional do Consulado-Geral do Brasil em Boston, atuando diretamente com o programa "Ciência sem Fronteiras" e sendo responsável por mais de 700 bolsistas. Além disso, é uma das co-fundadoras do projeto "Nós, docentes".

Earlier Event: March 18
PUB-NY | Março/2016
Later Event: March 28
FAPESP Week 2016 | Michigan