SciBr na BIO 2016

Aconteceu no dia 6 de junho de 2016, o primeiro Innovation International Summit, promovido pela  SciBr juntamente com a ABDI e a Abiquifi. Este evento satélite durante a Conferência BIO 2016, em San Francisco na Califórnia, reuniu empreendedores, profissionais e pesquisadores dos EUA e do Brasil das áreas farmacêuticas e de biotecnologia, com o objetivo de promover networking, troca de informações e oportunidades de colaboração e discussões em questões relacionadas a tecnologias disruptivas e tendências na área da pesquisa.

Participaram do primeiro painel pesquisadores brasileiros em instituições acadêmicas americanas de ponta, como Jair Lage (Professor na UCSD Skaggs School of Pharmacy and Pharmaceuticals), Suzana Kahn (pós-doutoranda na Universidade de Stanford e Pew Fellow) e Susy Chen (Senior Medical Director na Asterias Biotherapeutics). Jair apresentou seu trabalho de screening em larga escala aplicado à descoberta de novas drogas e sua mais nova iniciativa com o Open Zika; Suzana discutiu os resultados de seu trabalho pioneiro em imuno-oncologia, combinando terapias em tumores neurais em adultos; e Susy compartilhou com os participantes a história da Asterias e a medicina regenerativa, falando sobre as barreiras de entrada no mercado. Finalmente, Antero Macedo (Strategic Account Manager, Thomson Reuters) apresentou um excelente panorama das indústrias atuando nas áreas farmacêuticas e de biotecnologia.

Nos segundo painel a ênfase foi dada ao empreendedorismo na área científica e os desafios de começar um novo negócio em áreas de alto risco. Marcelo Lima, presidente e CEO da Imthera Medical compartilhou sua experiência como empreendedor iniciante e as dificuldades que ele teve que superar até alcançar o sucesso. Fabio Tucci, fundador da Epigen Biosciences, falou sobre o modelo de negócio bastante inovador de sua empresa, que funciona como uma incubadora para projetos de pesquisa diversos, em que as tecnologias mais promissoras desenvolvidas podem eventualmente se tornar spin-offs da companhia. O mecanismo de patrocínio para este modelo de negócio é também muito interessante, uma vez que aproveita os programas de incentivo para pequenos negócios do National Institute of Health, SBIR e STTR (https://sbir.nih.gov/). A última palestrante foi Gabriela Cezar, fundadora e CEO da Panarea Partners, o primeiro banco consultor estratégico e investidor para áreas de saúde e ciências da vida a apoiar o crescimento de indústrias de transformação tanto na América Latina quanto na Africa. Gabriela falou sobre sua experiência como pesquisadora, empreendedora e investidora.

O evento terminou com uma sessão animada de Q&A e diversas oportunidades de networking para os participantes.